Você pode até ser um expert em viagens a lazer, que ainda assim sua experiência não vai poder te ajudar, caso dê algo errado e você esteja longe de casa à trabalho.
Reunimos algumas dicas que vão te ajudar, desde saber o que é indispensável levar, até a reduzir os custos de uma viagem corporativa. Tudo muito simples, mas que com certeza são dicas que vão deixar suas viagens a trabalho menos corridas e te proporcionar uma experiência melhor. Então confira alguns passos essenciais para você planejar sua viagem e manter sua produtividade.
Faça o seu checklist para não deixar faltar nada e leve em sua bagagem de mão tudo que for mais importante.
Verifique todos os seus documentos antes de sair. Caso seja uma viagem internacional, o passaporte e o visto devem estar em um local de fácil acesso, de preferência, em sua bagagem de mão.
Lembre-se de chegar com antecedência ao aeroporto. O recomendado é chegar, no mínimo, com duas horas e meia de antecedência – para voos nacionais – e três horas e meia – para voos internacionais. Não se esqueça de recarregar todos os aparelhos eletrônicos antes de viajar. Imprevistos acontecem e nunca saberemos quando. Por isso é importante que seus aparelhos eletrônicos estejam carregados para ajudar na resolução dos problemas.
Tenha uma bateria extra ou portátil para seus eletrônicos. Se seu trabalho depende única e exclusivamente da tecnologia, use-a a seu favor e saia de casa preparado para driblar qualquer contratempo.
Leve adaptadores de tomada. Desde que não seja um hotel que você já conheça, nunca se sabe qual a estrutura interna dos quartos do hotel. Por isso, previna-se e leve vários adaptadores de tomada para não passar por dificuldades. Se for uma viagem internacional, o adaptador universal se torna ainda mais útil.
Tenha um plano de dados à internet e telefonia. Poucas coisas são tão estressantes do que depender de sinais ruins de internet para trabalhar e ter produtividade e resultados afetados por isso. Então, providencie um plano de dados e ligações para você não ficar na mão, caso precise resolver alguma emergência a distância.
Organiza as notas fiscais e recibos para sua prestação de contas. Se você está em uma viagem de negócios, todos os seus gastos com alimentação básica e transporte podem ser arcados pela empresa. Por isso, é sempre importante guardar suas notas fiscais e organizá-las.
E claro, mantenha postura profissional na viagem de negócios. Por mais que a gente tenha algum tempo livre, é sempre muito importante manter a postura profissional durante toda a viagem.